Carta do bispo 2019


Dom Alberto Vera Aréjula, O.M.
Bispo de Nacala

Queridos irmãos e irmãs da Diocese de Nacala recebam a minha saudação em Cristo, o nosso Salvador e Príncipe da Paz.


Ao apresentar o Plano Pastoral da nossa Diocese, neste último ano do triénio (2017-2019), gostava de centrar a atenção na vida das primeiras comunidades cristãs, onde todos «eram assíduos ao ensino dos Apóstolos, à união fraterna, à fracção do pão e às orações» (Act 2,42). Isto mesmo queremos que seja o programa para cada uma das nossas comunidades da Diocese de Nacala.


A partir do mandato missionário de Jesus que envia a «fazer discípulos», «baptizar» e «ensinar» (Mt 28,19-20), vamos também cuidar atentamente da catequese e da liturgia nas nossas comunidades. O mês de Outubro Missionário Extraordinário em 2019 é uma bela oportunidade proposta pelo Papa Francisco para viver neste dinamismo evangelizador.


A verdadeira catequese e evangelização caminham de mãos dadas com a promoção humana integral, sempre atentos aos mais pequenos da sociedade. É um desafio para nós estas palavras de Jesus: «sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes» (Mt 25,40). Assim, também o nosso compromisso sociopolítico seja a realização deste ensinamento, sempre atentos ao bem comum, alegres e generosos na partilha, e firmes na fé.


A todos faço votos de boas festas natalícias do Nascimento de Jesus Nosso Salvador, e que a bênção do Senhor vos acompanhe ao longo de todo o ano 2019.


Nacala, 20 de Dezembro de 2018.

+ Alberto Vera, O.M.
Bispo de Nacala