Conferência temática

Enquadrado no programa de formação permanente das equipas missionárias e dentro do contexto de eleições gerais a realizar este ano, a Comissão Diocesana da Justiça e Paz, com o apoio do Secretariado Diocesano de Pastoral, promoveu no Centro Diocesano da Carapira uma Conferência sobre o PATRIOTISMO, CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA, proferida pelo professor universitário Deolindo Paúa.

Esta conferência contou com a presença de 67 participantes das equipas missionárias (Liupo, Monapo, Netia, Itoculo, Carapira, Namapa, Ilha, Mueria e Namahaca) e um bom número de animadores de Justiça e Paz, que depois prosseguiram no Encontro Diocesano do mesmo ministério.

Entre muitas coisas interessantes foi dito que qualquer acção patriótica é sempre em benefício do bem comum. Os interesses particulares, que são para proveito próprio, não tem sentido patriótico. Assim, o défict que se verifica ao nível da educação, da saúde, e das autoridades em geral revelam uma grande falta de patriotismo.

O verdadeiro poder político é o pleno exercício da caridade. Os cristãos, segundo o Papa Francisco, devem envolver-se na política, não para entrar num esquema fraudulento, mas para limpar a política desse erro, e viver a caridade.

A conferência completa pode ver em PDF no espaço “Multimedia-Biblioteca.”: