ITOCULO, 15 anos

procissão de entrada

No dia 19 de Março, dia de São José a Paróquia de Itoculo completou 15 anos de existência. Neste mesmo dia 19 de Março, mas em 2004, D. Germano Grachane juntava Itoculo-A e Itoculo-B numa única paróquia canonicamente erecta, Paróquia São José de Itoculo.

A semana de preparação, com a oração diária a São José nosso padroeiro (ver abaixo), o coro paroquial que chegou na antevéspera para animar os cânticos da grande celebração do dia 19 marcaram esta festa. No próprio dia chegaram os animadores regionais com as suas esposas para participar na celebração eucarística que foi presidida pelo pároco.

No final da celebração seguiu-se um tempo de convívio e animação através da venda de rifas. A sorte brindou a alguns com bons e belos presentes, embora todos apanhassem alguma coisa. por mais pequena que fosse. No final o valor do ofertório da Missa (145Mtc) e o dinheiro das rifas (2.535Mtc), totalizando 2.680Mtc foi enviado para a Paróquia da Natividade de Nossa Senhora-Vaz, na cidade da Beira, para ajudar os irmãos vítimas do ciclone IDAI que danificou a igreja paroquial e desalojou muitas famílias. Este foi o nosso gesto solidário, é pouco, não vai resolver muitos problemas, mas é a nossa pronta ajuda àqueles que sofrem grandes dificuldades provocada pela tragédia do ciclone.

Glorioso São José,

esposo da Virgem Maria,

pai adoptivo de Jesus, rogai por nós.

Protector da Santa Igreja

e padroeiro de Itoculo

guardai na unidade

as nossas famílias e comunidades.

São José homem justo, fiel e trabalhador

modelo de vida para todos nós

que hoje aqui rezamos.

São José, rogai por nós.