MISSA CRISMAL

Na Catedral de Nacala, dia 17 de Abril de 2019, D. Alberto Vera, Bispo de Nacala, presidiu pela primeira vez a esta Celebração da Semana Santa que congregou 30 sacerdotes da Diocese, vários Irmãos e Irmãs Consagradas, Leigos Missionários, Seminaristas e um bom número de fiéis Leigos de Nacala.

Na sua homilia começou por agradecer o dom do sacerdócio de cada um dos Padres presentes. Na Diocese de Nacala este é o dia em que o Bispo diocesano congrega com o seu clero para a renovação das promessas sacerdotais e para a bênção e consagração dos santos óleos.

A partir do conteúdo da promessa sacerdotal, o Bispo salientou que cada sacerdote está chamado a viver «mais intimamente unido a Cristo e a configurar-se com Ele». Este é o primeiro ponto, e o mais essencial, para qualquer acção posterior. Nesta união com Cristo todo o Sacerdote encontra a força para vencer as dificuldades e descobre o modo como encarar cada situação da sua vida.

Depois desta «união íntima», torna-se possível a acção pastoral de «fiéis dispensadores dos mistérios de Deus». A celebração dos sacramentos, as acções litúrgicas, a pregação, a caridade social e pastoral… ao jeito de Jesus que veio «anunciar a boa nova aos pobres, a proclamar a redenção aos cativos e a vista as cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos, a proclamar o ano da graça do Senhor», tal como se lia no Evangelho de São Lucas.

A palavra final foi de felicitação a todos os sacerdotes da diocese que são, juntamente com o Bispo, seguidores de Cristo, Cabeça e Pastor» da diocese de Nacala.

Os sacerdotes presentes foram:

P. Pilale e P. Avelino (diocesanos) – Catedral

P. Eneck (vicentino) – São João Baptista

P. Bartolomeu (diocesano) – Sto Agostinho

P. Adérito e P. Lobato (diocesanos) – Mueria

P. Manuel e P. Francisco (fidei donum) – Namahaca

P. Silvano  (fidei donum) – Cavá – Memba

P. Lorenzo e P. Loris (fidei donum) – Chipene

P. Inácio (diocesano) – Alua

P. Nzoli, P. Gino e P. Benjamin (combonianos) – Namapa-Mirrote

P. Ramane (diocesano) – Nacaroa

P. Gasolina (diocesano) – Netia

P. Jaider (comboniano) – Carapira

P. Raul e P. Edmilson (espiritanos) – Itoculo

P. Eduardo, P. Sebin, P. Gin e P. Konrado (verbitas) – Monapo-Quixaxe-Lunga

P. Jimmy e P. Giang (verbitas) – Liupo-Mogincual

P. Patrício e P. Francisco (diocesanos) – Ilha e Mossuril

P. Eugénio (vicentino) – Matibane

A estes 30 sacerdotes juntaram-se os 9 seminaristas finalistas em estágio pastoral (Benson, Elias, Joanito, Manuel, Maia, Nelinho, Sunil, Toni e Virgilio) mais os 22 jovens do Seminário Médio de Nacuxa que animaram o canto litúrgico da celebração.

Depois da celebração festiva, no Paço Episcopal, houve um almoço de confraternização, onde se fizeram também as apresentações dos recém-chegados à Diocese. E com os votos de Santa Páscoa do Senhor Jesus fizeram-se as despedidas e cada um regressou a sua casa para as celebrações pascais.