Grupo de mulheres na localidade de Namiro no Posto Administrativo de Itoculo, Monapo, obtém os primeiros lucros com a venda de produtos agrícolas

  • Home
  • Grupo de mulheres na localidade de Namiro no Posto Administrativo de Itoculo, Monapo, obtém os primeiros lucros com a venda de produtos agrícolas

Grupo de mulheres na localidade de Namiro no Posto Administrativo de Itoculo, Monapo, obtém os primeiros lucros com a venda de produtos agrícolas

  • 22/01/2021
  • By Admin: Cáritas – Desenvolvimento e Ajuda Fraterna
  • Comments: 01

Na campanha agrícola de 2020, este grupo de 20 mulheres, ganhou 14000 Mtn com a venda da batata doce produzida na machamba que exploram conjuntamente. Além de batata doce de polpa alaranjada, neste ano passado, estas agricultoras experimentaram com o plantio de hortícolas como tomate, pimenta, couve, espinafre, beterraba, repolho, quiabo; o que também lhes trouxe sucesso.

Grupo de mulheres camponesas de Namiro

Com os benefícios, o grupo adquiriu bens pessoais; porém, não esqueceram de reservar uma parte para aumentar a machamba de batata doce e para a compra de sementes hortícolas.

A responsável do grupo, Maria Juma manifestou que o grupo está muito satisfeito, já que este dinheiro permitiu-lhes adquirir utensílios de cozinha, baldes, capulanas e outros produtos que tinham em falta. Porém, não gostariam de parar por aqui e num futuro, elas gostariam de ter um trator para lhes ajudar com a expansão da machamba.

Esta agrupação recebe suporte da Cáritas Diocesana de Nacala, através de insumos agrícolas, formações em matéria de elaboração de pesticidas naturais, técnicas hortícolas, assim como assessoria direta de uma técnica agrária da instituição.

Esta intervenção faz parte do projeto Segurança alimentar e sanitária às comunidades rurais da Diocese de Nacala, implementado pela Caritas Diocesana de Nacala e financiado pela Agência Católica de Desenvolvimento Internacional (CAFOD).

01 Comment

Raul Viana

25/01/2021 | 7:29 am

Parabéns. Precisamos destes exemplos para ir à frente. Queremos mais grupos destes aqui em Itoculo.

Leave Comments