Guião Missionário

A equipa diocesana de preparação e animação do Mês Missionário Extraordinário (Outubro 2019) apresenta o Guião para as paróquias e comunidades com o primeiro tema: O Sacrifício.

  1. A finalidade principal deste Guião é de dar a conhecer aos fiéis a atividade missionária da Igreja no seu sentido mais amplo, tanto evangelizador assim como de desenvolvimento e promoção humana através de reflexões, momentos de oração e celebrações de modo a torná-lo um mês especialmente dedicado à Missão. E a partir deste mês, que esta dinâmica se possa estender ao longo de todo o ano toda a dinâmica pastoral.

2. Oferecer material de reflexão, oração e acção para os encontros de grupos, movimentos ou comunidades, pelo qual deve ser partilhado com a comunidade durante a celebração da palavra ou eucarística dominical.

3. Orientar as comunidades para a participação activa na Vigília Missionária e na celebração do Dia Missionário Mundial.

4. Aprofundar o espírito e a prática da oração paroquial, comunitária, familiar e pessoal com preocupações universais através das «preces diárias».

5. Sensibilizar as comunidades eclesiais, no sentido de despertarem vocações consagradas e laicais para o serviço missionário universal.

6. Criar uma consciência viva de solidariedade, comunhão e cooperação entre as Igrejas, através de propostas de estilos de vida simples, seguindo critérios de sobriedade alegre e fraterna partilha de bens.

7. Motivar o conhecimento da realidade missionária, de modo a descobrir o entusiasmo e vitalidade das jovens Igrejas, assim como os valores das outras culturas.

8. Favorecer um maior conhecimento, colaboração, entreajuda e partilha entre os cristãos, comunidades, associações missionárias laicais, instituições missionárias diocesanas e institutos missionários. 9. Promover, na Igreja e na sociedade em geral, a participação activa em acções e campanhas que visem a dignidade de todas as pessoas, promovendo a justiça e a paz entre pessoas.