Curso de Inculturação

 Missionários de Nacala em inculturação.

Nos dias 25, 26 e 27 de Março, decorreu o curso de Introdução à Cultura Macua, no Centro Catequético Diocesano de Carapira, ministrado pelos Padres Inácio Lucas e Raimundo Ramane. Participaram 20 missionários, entre eles padres, irmãs e leigas, vindos de diferentes pontos da diocese.

Ao longo do curso, foram abordados vários temas, desde a cultura macua à estrutura humana e social do povo macua. Partindo de diferentes objectos usados diariamente pelo povo macua, foram introduzidas questões sobre a cultura deste povo que ajudam a perceber melhor alguns comportamentos e situações. Conhecer a estrutura humana e social do povo também se revelou importante para entender como são vivenciadas questões como o nascimento, os ritos de iniciação, o casamento, a saúde e a doença e os ritos fúnebres. O curso terminou, na presença do Bispo D. Alberto, com uma visão sobre a Igreja em Moçambique e o Directório Diocesano Pastoral, enfatizando-se a importância do papel do missionário. Também não faltaram momentos de oração e oportunidades para satisfazer curiosidades e colocar questões.

A cultura é continuidade e movimento e a cultura macua não é excepção, por isso, é uma constante aprendizagem. Foram dados passos importantes no conhecimento e entendimento do povo macua, sabendo-se que ainda há um longo caminho a percorrer, que, só o contacto e a relação de verdadeira empatia com as pessoas, dará frutos nas comunidades cristãs da nossa diocese.

por Cristina e Gabi de Itoculo