“Graças ao apoio de Cáritas, as nossas crianças conseguem esquecer um pouco aquilo que nós enfrentamos”

  • Home
  • “Graças ao apoio de Cáritas, as nossas crianças conseguem esquecer um pouco aquilo que nós enfrentamos”

“Graças ao apoio de Cáritas, as nossas crianças conseguem esquecer um pouco aquilo que nós enfrentamos”

  • 21/10/2020
  • By Admin: Cáritas – Desenvolvimento e Ajuda Fraterna
  • Comments: 00

Graças ao apoio de Cáritas, as nossas crianças conseguem esquecer um pouco aquilo que nós enfrentamos

Explica o senhor João*, responsável de um agregado familiar deslocado de Cabo Delgado, agora assentado em Nacaroa.

Visita domiciliar em Nacaroa

A sua família, como outras muitas, saiu da aldeia na que viviam depois de que queimassem a sua casa. Caminharam km à pé para mais tarde, conseguir um transporte que lhes levou até a vila de Nacaroa. Disso há quase cinco meses.

Desde a sua chegada, foram apoiados pela comunidade cristá de Nacaroa e mais tarde, foram integrados no Projeto de Assistência Humanitária para Deslocados de Guerra de Cabo Delgado, que a Cáritas Diocesana de Nacala está a implementar com o financiamento da CAFOD e de Manos Unidas.

O Projeto, além de ajuda alimentar, tem uma componente de apoio psicossocial para as crianças destas famílias deslocadas. O trabalho realizado consiste em visitas domiciliares aos agregados. Durante as mesmas, o educador ensina, brinca, escuta e ri com as crianças, ajudando assim a “esquecer”, como aponta o senhor João.

Esta tarefa não é fácil. Os educadores, às vezes, enfrentam situações difíceis. Assim, o explica Fátima António, educadora em Nacala, “um dia, pedi para eles desenhar o primeiro que lhes aparecesse na cabeça e um deles desenhou dois homens a se matar. Fiquei espantada e ao lhe perguntar, ele explicou que era algo que não conseguia deixar de pensar.”

Mãos desenhadas por crianças do Espaço Amigo da Criança de Monapo

Entre brincadeiras e trocas linguísticas (já que muitas das crianças não falam quase português), os educadores do Projeto velam pela segurança mental e física das suas crianças.

Desde o mês de Agosto de 2020, a Cáritas Diocesana de Nacala apoia a 373 crianças deslocadas, assentadas nos Distritos de Erati, Nacaroa, Monapo e Nacala.

 

 

*João é um nome fictício.

Leave Comments