Educadores dos Espaços Amigos da Criança (EAC) partilham as suas experiências como acompanhantes de crianças refugiadas

  • Home
  • Educadores dos Espaços Amigos da Criança (EAC) partilham as suas experiências como acompanhantes de crianças refugiadas

Educadores dos Espaços Amigos da Criança (EAC) partilham as suas experiências como acompanhantes de crianças refugiadas

  • 09/11/2020
  • By Admin: Cáritas – Desenvolvimento e Ajuda Fraterna
  • Comments: 00
Encontro EAC
Educadores do EAC Nacala durante a sua apresentaçãou

O sábado dia 7 de Novembro, o Centro Mártir Cipriano em Nacala, acolheu a troca de experiência entre os educadores dos Espaços Amigos da Criança (EAC) do projecto de Assistência Humanitária para Deslocados de Guerra, implementado pela Cáritas Diocesana de Nacala.

Educadores vindos dos distritos de Erati, Nacaroa, Monapo e Nacala tiveram a oportunidade de partilhar os sucessos e dificuldades que vêm experimentando no seu trabalho diário desde o mês de Agosto.

Segundo os mesmos, nos primeiros momentos a timidez das crianças e as dificuldades linguísticas foram os principais desafios. Através de canções, danças, pintura e jogos desportivos conseguiram arrancar os primeiros sorrisos aos petices.

Além de velar pela educação e divertimento das crianças, a saúde delas também é uma preocupação para os educadores. Assim o testemunha o trabalho realizado pela equipa de Nacaroa, que não parou até que um dos seus meninos, seropositivo, voltou a receber o tratamento. O educador Lisboa King, explica:

Por causa da guerra e da deslocação da família o menino tinha deixado a medicação. Quando visitamos à casa, os encarregados nos explicaram o que estava a acontecer e decidimos apoiar a eles. Tentamos no Governo mas não deu certo, por isso acabamos por lhe levar pessoalmente ao Centro de Saúde e agora já voltou a receber tratamento. Única coisa que nos preocupa agora é garantir que se alimente bem para poder continuar a brincar com as outras crianças.

Durante o encontro, os educadores tiveram também oportunidade de receber formação em dinámicas para animação à leitura, com o intuito de lhes oferecer as ferramentas necessárias para introduzir às crianças no mundo do livro.  Os Espaços receberam recentemente 120 livros da ong #Helpo, doação que vai ajudar nesta nova tarefa.

Formação Encontro EAC
Momentos da formação em dinámicas de animação à leitura

O Projecto de Assistência Humanitária aos Deslocados de guerra de Cabo Delgado, implementado pela Cáritas Diocesana de Nacala e cofinanciado pela CAFOD e MANOS UNIDAS, apoia aproximadamente 400 crianças  nos Distritos de Erati, Nacaroa, Monapo e Nacala.

Veja mais aqui: https://drive.google.com/file/d/1VYBRXJdYGklt76kYGkQohGE0l_tQGl76/view

Leave Comments