OOMMPP
- 25/11/2021
- By Admin: Diocese de Nacala
- Comments: 00
Caríssimos Irmãos da Diocese de Nacala.
Desde a direcção diocesana das OMP saudamos todos com afecto no Senhor e desejamos que estejam de boa saúde, sentindo a bênção divina e a protecção de Nossa Senhora da Esperanca nestas vésperas do inicio do Advento .
No mês de Outubro passado vivemos algumas experiências importantes, que reavivam a nossa identidade e compromisso missionário. Uma delas foi a vigília missionária nacional, nas suas 2 modalidades: presencial e radiofônica, promovida pela Conferência Episcopal e as Obras Missionárias Pontifícias. Tanto na preparação como na realização desta vigília , se fez muito ênfase em dar a conhecer entre pastores e fiéis a Pontifícia Obra Missionária de São Pedro Apostolo, Fundada em Caen, França (1889), por Estefânia e Joana Bigard (mãe e filha).
O objectivo desta obra e fomentar, pela oração e pela ajuda material , às vocações do clero em terras de missão, apoiando também as casas de formação religiosa .
Nas partilhas de todas as dioceses na vigília radiofônica pudemos verificar que esta Obra Pontifícia tao importante na Igreja, e fundada por 2 leigas, é pouco conhecida e valorizada pelo povo de Deus .
Todos sabemos da necessidade que a Igreja tem de vocações sacerdotais, religiosas e missionárias locais. E que, graças a Deus o Senhor continua chamando muitos jovens na nossa diocese de Nacala, para lhe seguirem mais de perto. Mas também sabemos que a maioria das famílias não conseguem apoiar estes jovens no seu percurso formativo.
E por isso, que desde a Direcção Diocesana das Obras Missionárias Pontifícias fazemos um apelo urgente a todas as paróquias para incluir no plano pastoral 2022, alguma iniciativa de ajuda espiritual e material para os nossos seminaristas diocesanos e nao so; e em concreto para o seminário propedêutico : “São Francisco Xavier” de Nacuxa.
Lembremos que: “A cooperação missionária pode ser realizada pela oração, sacrifício e testemunho de vida, por meio da ajuda material aos projetos missionários.: “A missão é feita com os pés dos que partem, com os joelhos dos que rezam e com as mãos de quem ajuda’”.
Que Nossa Senhora da Boa Viagem, e os santos Fundadores das Obras Missionárias Pontificias nos ajudem a ser uma Comunidade viva com pessoas instruidas, sentindo com força que a responsabilidade pelas vocações e sua formação e de todo o povo de Deus.
Juntos na oração e na missão:
Ir Leonor Rojas M. Omjm
Nacala- Porto aos 24 de Novembro de 2021, Memória dos santos Mártires Vietnamitas: Santo André e companheiros.